quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pintura dos vasos da Grecia antiga e Pintura Romana Postado por Catarina n 8 2 bimestre

Pintura dos vasos da Grécia Antiga
A pintura grega era muito comum nos vasos, alguns vasos eram a Ânfora, a Hidra, a Cratera, Lutróford, Lécito, Cálice dentre outros.
As pinturas em vasos representavam pessoas em atividades do cotidiano e cenas da mitologia Grega.
A pinturas nos vasos se dividiam em:
Figuras negras em fundo vermalho.
Figuras vermelhas em fundo negro.
Figuras vermelhas em fundo branco.
Um dos maiores pntores de figuras negras da epoca foi Exéquias.
A arte grega volta-se para o gozo da vida presentee para a inteligencia. A arte busca a perfeiçao, o artista grego cria uma arte de elaboraçao intelectual que predominam o ritmo, a harmonia, o equilibrio. Eles tem como caracteristicas, o amor pela beleza, o racionalismo, interesse pelo homem e a democracia.
O que conhecenos como a arte do mundo ocidental, principalmente a europeia, muito deve ao mundo grego e sua cultura.
Existiram 4 tempos na arte por inteira grega, Periodo Geometrico, Periodo Arcaico, Peiodo Classico e Periodo Helenistico.
Os gregos influenciara, a arte Romana e outras, nao so na arte como na mitologia.
Na epoca arcaica, a arte tomou formas definidas.A epoca classica, foi o momento de plenitude e da perfeicao artistica e cultural dos gregos.O helenismo foi o momento em que os gregos ja haviam chegado à
plenitude e passaram a espalhar sua arte pelo Egito, pela Asia Menor, pela Siria e por Roma.

Algumas formas dos vasos gregos.

Pintura Romana
A arte romana sofreu duas fortes influencias, a da arte etrusca popular e voltada para a expressao da realidade vivida, e a da greco helenistica, orientada para expressao de uma ideal beleza, porem para os romanos o ideal era ser util.A maior das ´pinturas romanas que conhecemos hoje provem das cidades soterradas pela erusao de vesulvios, Pompeia e Herculano.Os estudiosos da pintura de Pompeia existentes classificam a decoracao das paredes internas dos edificios em quatro estilos. Primeiro estilo, recobrir as paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado, que dava impressao de placas de marmore.
Segundo estilo, os artistas comecaram entao a pintar paineis que criavam ilusao de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas, formando um grande mural.
Terceiro estilo, representacoes fieis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes.
Quarto estilo, um painel de fundo vemelho, tendo oa centro uma pintura, geralmente copia de obra grega, imitando um cenario teatral.
As casas de POmpeia e Herculano e da capital atestam a grande difusao da pintura murak na antiga Roma. As mais antigas pinturas romanas conhecidas sao os afrescos descobertos numa tumba do monte Esquilino e datam aproximadamente III a.C. Assim como a escultura, a pintura em sua primeira fase reflete a influencia etrusta e, em seguida, itálica e helenica.
Fonte http://www.portalsaofrancisco.com.br/

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pintura da Grécia Antiga: os murais

 2ºbimestre  Bruna Adania nº4  6 ºe


Muralismo, pintura mural ou pariental é a pintura executada sobre uma parede, quer diretamente na sua superfície, como um afresco, quer um painel montado numa exposição permanente.Ela difere de todas formas de arte pictória por estar profundamente vinculada à arquitetura , podendo explorar o carácter plano de uma parede ou  criar efeito de uma nova área de espaço.A técnica de uso mais generalizado é a do afresco, que consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.    


Ficheiro:Akrotiri dolphins.jpg

Fonte:    www.wikipedia.org/



terça-feira, 24 de maio de 2011

Pintura na Grécia Antiga e Roma

2.o Bimestre - Pintura Grécia e Roma 
Postado por Victoria nr 32 6E 

Pintura na Grécia Antiga

Para falar da pintura grega é necessário fazer referência à cerâmica, já que foi precisamente na decoração de ânforas, pratos e utensílios, cuja comercialização era um negócio muito produtivo, que a arte da pintura pode se desenvolver. No começo, os desenhos eram simplesmente formas geométricas elementares, que mal se destacavam na superfície. Com o passar do tempo, as formas foram adquirindo volume e surgiram os primeiros desenhos de plantas e animais guarnecidos por adornos chamados de meandros. Posteriormente, começou a ser incluída nos desenhos a figura humana, passando cada vez mais a ser utilizada nas representações mitológicas.
As cenas eram representadas em faixas horizontais paralelas que podiam ser visualizadas ao se girar a peça de cerâmica.




                                             Ânfora em figura-negra atribuída ao Pintor de Diosphos

Fonte: www.acemprol.com/viewtopic.php.f=16&t


Pintura na Roma Antiga

A pintura romana sempre esteve estreitamente ligada à arquitetura, e sua finalidade era quase exclusivamente decorativa. Nosso conhecimento da pintura da Roma Antiga repousa grandemente nos artefatos preservados em Pompéia e Herculano após a erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 da era cristã. Quase nada restou das pinturas importadas da Grécia durante quatro ou cinco séculos, ou das pinturas feitas sobre madeira no atual território italiano durante aquele período. Plínio explicitamente cita (XXXVI, 36), por volta de 69-79, que a única pintura verdadeira era a feita sobre madeira, e que tinha quase desaparecido em beneficio dos murais (afrescos), que eram mais indicativos da riqueza de seus donos que de seu gosto artístico.

                                           Pinturas a fresco das paredes de uma casa em pompéia



Postado por Victoria nr 32 6E



terça-feira, 17 de maio de 2011

Características

    Distinguem quatro etapas denominadas estilos pompeianos.O primeiro estilo(120 a 80 a.C)baseia-se na decoração grega interiores e ás vezes é chamado de estilo de encrustação, pois suas pinturas sobre o gesso foram utilizadas para imitar o aspecto dos muros de mármore polidos.
     O objetivo do segundo estilo (80 a 15 a.C) era criar através da perspectiva,uma ilusão espacial que o prolongava além da superficie do mural.O terceiro estilo (15 a.C a 63 d.C)é uma pintura delicada na qual o ilusionismo do segundo estilo foi suprimido em favor de arabescos lineares sobre fundos monocromáticos.No quarto estilo (63 a 79 d.C),os motivos arquetetônicos voltaram a se tornar populares ,mas dessa vez a perspectiva lógica foi relgada a um plano secundário ,sendo substituída por estruturas fantásticas ,impossíves de construir.
     A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grecia Antiga.Os pintores gregos representavam cenas cotidianas,batalhas,religião,mitologias e outros aspectos da cultura grega.Os vasos,geralmente de cor preta ,eram muito utilizados neste tipo de representação artistica.


Ficheiro:Abt.jpg

Fontes:www.historiadomundo.com.br e http://www.varioshistoriasetimo.blogspot.com/
Ana Nº 2

sábado, 14 de maio de 2011

Pintura antiga da Roma e Grécia

2º bimestre postado por Isabella   nº16  6ºE.
Ficheiro:Pompeii - Casa dei Vettii - Ixion.jpg
Casa dos Vettii, Pompéia.

       A pintura da Roma Antiga é um tópico da história da pintura ainda pouco compreendido, pois seu estudo é prejudicado pela escassez de relíquias.
       Roma desde sua origem fora uma ávida consumidora e produtora de arte. Iniciando sua história sob o domínio etrusco, desenvolveu uma arte que lhes era largamente devedora, a qual era por sua vez uma derivação da arte grega arcaica. Assim que conquistou sua independência entrou em contato direto com a cultura grega clássico-helenista, passando a assimilar seus princípios em todos os campos artísticos, inclusive na pintura. Tornou-se uma praxe a cópia de obras célebres e a variação sobre técnicas e temas gregos, e, segundo os relatos, a produção era enorme, a importação de originais também e pinturas gregas eram presas altamente cobiçadas na esteira das conquistas militares. Por causa dessa continuidade deve-se a Roma muito do que sabemos sobre a pintura grega, já que desta cultura não restou mais que um punhado de originais em território grego. Porém, o que foi importado ou produzido pelos romanos em imitação dos gregos também se perdeu quase completamente, o mesmo ocorrendo com a sua produção original. Ainda podemos ver alguns afrescos esparsos e fragmentários espalhados em toda área antigamente dominada pelos romanos, mas se não fosse pela preservação de Pompéia e Herculano em tão bom estado, cujos murais são numerosos e de grande qualidade, a idéia que temos hoje da pintura tanto da Grécia Antiga como da própria Roma Antiga teria de se basear quase apenas em descrições literárias.   
fonte: http://www.wikipedia.com.br/